Catarata
O que é catarata?
Trata-se de uma doença ocular caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino. O cristalino é uma a lente intra-ocular natural e tem a função de focalizar a imagem na retina. A opacificação ou perda da transparência do cristalino pode comprometer a visão em diferentes graus.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem aparecer isoladamente ou associados. Na lista dos indícios da doença está o embaçamento visual, sensibilidade aumentada à luz, visão de sombras e/ou manchas, dificuldade em acomodar a visão na mudança do claro para o escuro, perda progressiva da visão de profundidade e alteração da visão das cores. Por ser uma doença que atinge pessoas com idade acima dos 60 anos, quando não tratada, é acompanhada de insegurança, depressão, isolamento, falta de interesse por atividades diárias e perda da auto-estima.
Por que ela aparece? Quais são as causas da doença?
A catarata relacionada à idade aparece por causa do processo natural de envelhecimento do olho humano. Acima dos 70 anos, quase a totalidade das pessoas apresentam algum grau de opacificação do cristalino. Porém, a catarata pode aparecer em qualquer época da vida. Entre os tipos de catarata que não estão relacionados à idade, aparecem a catarata congênita (geralmente por infecção ou uso de medicamentos durante a gravidez), infantil, traumática, iatrogênica (causada por medicamentos, sendo a mais conhecida por uso crônico de corticóides) e aquela ligada a outras doenças, como diabetes.
Em que fase da vida a catarata costuma aparecer?
A doença costuma aparecer na terceira idade, em pessoas com cerca de 60 anos ou mais.
Como é o tratamento da doença?
O tratamento da catarata é exclusivamente cirúrgico. Não existem medicamentos que retardem ou impeçam sua progressão. A cirurgia se resume em retirada da catarata através da facoemulsificação e o implante de lente intra-ocular, que proporciona, além do tratamento da doença, a possibilidade de correção do grau dos óculos.
Quando a cirurgia é indicada?
A cirurgia é indicada quando a presença da catarata compromete a qualidade de vida do paciente.

Como o próprio paciente pode descobrir se há algo de errado?
Apesar do conjunto de sintomas que resultam na baixa de visão ser indício da doença, a única forma de descobri-la é frequentando o oftalmologista periodicamente. A recomendação é que as consultas sejam anuais.
Procure o oftalmologista!
|